Web radio recanto de Minas Gerais
Publicidade
Nossa Localizacao
São João del rei/MG
Isenção da taxa do Enem: entenda o NIS e outros itens exigidos na solicitação
07/04/2019

Por G1

 

 

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 termina no dia 10 de abril. A taxa este ano é de R$ 85, e para ficar livre do pagamento é preciso entrar na página do participante. Ao todo, o candidato precisa preencher oito abas com os dados pessoais. Para ajudar os participantes, o G1 reuniu algumas das principais dúvidas dos estudantes no processo de solicitação. Veja a abaixo:

 

O que é a isenção?

 

Como o Enem não é gratuito, o Inep libera um prazo para aqueles que não podem pagar solicitarem a taxa de isenção. Este ano, o prazo termina 10 de abril. A solicitação não significa que a inscrição foi realizada. Os candidatos interessados em fazer o Enem 2019, isento ou não da taxa, devem fazer a inscrição no dia 6 de maio.

 
Página de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 — Foto: Inep/ReproduçãoPágina de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 — Foto: Inep/Reprodução

Página de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 — Foto: Inep/Reprodução

 

Quem pode solicitar?

 

De acordo com o Inep, terão direito à gratuidade somente os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, desde que tenham renda mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, isto é, R$ 1.497.

Ainda de acordo com o instituto, também podem pedir a isenção aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

 

O que é modalidade de ensino?

 

Na página do participante, na opção "Isenção Enem 2019", o candidato precisa informar qual o tipo de escola (pública ou privada) e como concluiu o ensino médio, o site apresenta três opções:

 

  • Ensino regular, onde o candidato fez o ensino médio padrão, com os níveis e faixas etárias estabelecidas.
  • Educação Especial, feito por alunos com deficiências e dificuldades de desenvolvimento e aprendizado.
  • Educação de Jovens Adultos (EJA), concluído por pessoas que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.

 

 
 
Modalidades de ensino na página do participante — Foto: Inep/DivulgaçãoFonte: G1
Programa Livre
00:00 as 12:00
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Matosinhos - São João del rei/MG
Ligue agora
(32) 9846-9272
Horário de atendimento
09:00 às 17:30 horas